Integração de Estoque
Conheça o fluxo do processamento na plataforma e tire suas dúvidas.
O Estoque de produtos para e-commerce B2B é uma parte crucial da cadeia de suprimentos e requer uma gestão cuidadosa para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso do negócio. Geralmente a quantidade de estoque é controlado pelo sistema gerenciador (ERP) e enviado a informação parcial ou completa da quantidade de produtos que o distribuidor deseja comercializar via sistema integrador (Plataforma que envia as informações para o e commerce).

O padrão utilizado pela plataforma segue o padrão EAN/SKU sendo necessário que os produtos estejam cadastrados no ERP e também no nosso ambiente, podendo ter diferenciações tanto em unidade quanto em produtos com caixa.

Para os produtos caixa, o SKU segue o modelo: EAN + C + Quantidade de produtos vendidos naquela caixa, sendo necessário que o distribuidor configure e cadastre os produtos nesse padrão em seu ERP.

Segue 2 exemplos de SKU mostrando a diferença dele em unidade e em caixa:

Exemplo de SKU/EAN unitário: 7891150058428
Exemplo do SKU/EAN 7891150058428 sendo vendido em uma caixa de 4 unidades: 7891150058428C4.
Boas práticas para o envio de requisições
Dúvidas Frequentes
Trabalho com estoque por disponibilidade. Como devo realizar o envio para a plataforma?
É possível efetuar o envio de estoque por disponibilidade do produto para a plataforma! Para mais informações de como a requisição é enviada, acesse nosso manual de integração.
A atualização de estoque na plataforma é imediata após o envio?
Não! Temos uma fila de processamento e o envio pode demorar cerca de alguns minutos para atualizar na loja. Lembrando que nesses casos recomendamos a atualização da página para validar a disponibilidade do produto.
A quantidade de estoque disponível para compra fica visível para o cliente na loja?
Não! O cliente só saberá a quantidade disponível de estoque para um produto caso coloque no carrinho a quantidade que excede este valor.
Porque o produto não está disponível no site?
Para o produto estar visível é necessário que o mesmo tenha estoque e preço. Nesses casos é recomendado um novo envio atualizado para validação na plataforma.
Realizei o envio de estoque e preço porém o meu produto não está disponível no site. Como proceder?
Nesses casos o produto enviado pode não ter sido cadastrado na plataforma. Recomendamos que seja aberto um chamado para o time de NRP para que possam verificar se o produto faz parte do portfólio e assim, seja realizado o cadastro dele.
Realizei o envio de estoque para um produto caixa que possui na plataforma em unidade porém não está visível na loja. Como proceder?
Recomendados a abertura de um chamado para o time de NRP efetuar o cadastro do múltiplo na plataforma. Dependendo da regra de negócio habilitada de cada loja, o cadastro é realizado automaticamente.
Como devemos lidar com produtos vendidos em caixas ou múltiplos, mas controlados em unidades no estoque interno?
Para distribuidores que vendem caixas ou múltiplos mas controlam o estoque em unidades, o estoque deve ser calculado com base na versão da caixa, garantindo que a quantidade disponível seja precisa para a venda em unidades ou caixas.
De quanto em quanto tempo devo programar meus envios de estoque?
As atualizações devem ser enviadas apenas quando houver uma alteração de estoque de 5% ou mais desde do produto desde a última integração. Recomendados que não seja enviado a carga completa, apenas os produtos com a quantidade alterada para que não seja sobrecarregada a fila.
O que é necessário enviar para que o produto seja desativado no site?
O produto pode ser desativado apenas enviando estoque ou preço zerado para ele. Recomendamos que sejam realizados os dois envios por via das dúvidas.
Trabalho com uma numeração interna de produtos. Posso seguir com o envio de estoque com a numeração que tenho cadastrada em meu ERP?
Não! A plataforma integra como padrão os produtos por sua SKU/EAN. Portanto, caso seja enviado algum produto fora desse padrão, o mesmo não será integrado na plataforma e por consequência não aparecerá para venda no site.
Neste caso recomendamos a parametrização do código SKU/EAN para os produtos no ERP do distribuidor.