Integração de Política de Preço
Conheça o fluxo do processamento na plataforma e tire suas dúvidas.
Política de preço trata-se de um conjunto de estratégias que têm como objetivo determinar um padrão a ser seguido para preços e meios de pagamento, podendo trazer vantagens e flexibilidade aos seus planos de negócios. Hoje a plataforma trabalha com dois tipos de política de preços, padrão (DEFAULT) e personalizado (CLUSTER).
Política Default
São os preços base para a negociação com os clientes B2B. O preço de padrão é o preço inicial antes de quaisquer descontos ou condições especiais serem aplicados de acordo com a regra de negócio do Distribuidor.

Vale ressaltar que todos os clientes na plataforma que não estão atrelados a uma Política Cluster estarão automaticamente incluídos para Política DEFAULT. Como o próprio nome já sugere, trata-se da política padrão reconhecida pela plataforma e a partir desse ponto o Distribuidor pode optar por mantê-lo nessa política ou enviá-lo para uma política CLUSTER.
Política Cluster
São preços personalizados para cada cliente ou grupo de clientes. Esses preços levam em consideração fatores como os preços especiais, condições de pagamento, relacionamento comercial e outros critérios específicos acordados entre as partes envolvidas.

Preços Clusterizados permite que o distribuidor aplique preços diferenciados para os seus clientes, devido a possibilidade de enviar inúmeras políticas de preços, cada política possui os produtos, tabelas de preços e grupo de clientes que deseja vincular. Uma vez que a plataforma permite trabalhar com várias políticas, é possível aplicar os preços diferenciados.
Boas práticas para o envio de requisições
Dúvidas Frequentes
Como funciona a política de preço na plataforma?
A política de preço possibilita trabalhar com múltiplos preços para os clientes (Consumidor final) através do envio de tabelas de preços distintas, como por exemplo: Distribuidor envia uma política default, essa será aplicada para todos os clientes como padrão, e pode enviar uma segunda política com preços diferentes da Default atribuindo para 1 ou N clientes.
Como funciona a atualização de preços na plataforma?
Para atualizar o preço de uma das condições de pagamento do produto é necessário apenas o envio da requisição com o valor modificado. Lembrando que a plataforma processa apenas as requisições que tenham atualizações entre o último envio.
É necessário enviar toda a carga de preço ao incluir um cliente ou ao atualizar um preço de um produto para determinada política?
Não! A plataforma não sobrescreve as políticas enviadas, ela trabalha em forma de atualização. Neste caso todos os novos envios serão incluídos ao que já foi integrado anteriormente.
Como faço para mover um cliente para a política Default?
Todos os clientes cadastrados na plataforma automaticamente visualizam os preços da política Default. Os únicos casos de inclusão de clientes na política default que devem ser feitos, é em cenários que um cliente estava em outra política, e deseja ser movido para Default.
Como faço para incluir clientes em uma política Cluster?
É necessário apenas enviar a requisição com a inclusão do CNPJ. Assim o cliente já estará na tabela de preço atualizada.(O mesmo deve ocorrer para mudança de políticas)
Não utilizo mais uma política de preço. O que devo fazer?
Nesses casos recomendamos que seja enviado o preço zerado para todos os produtos e suas condições e mover os clientes incluídos nela para as suas novas tabelas de preços.
Quero que meu cliente tenha disponibilidade para apenas condições de pagamentos específicas. Como proceder?
Recomendamos o envio de uma política apenas com as condições desejadas e o mesmo seja incluído nela. Dessa forma ele só irá visualizar os preços para aquela política.
Não irei trabalhar mais com uma condição de pagamento. Como faço para indisponibilizar?
Só é necessário enviar preço zerado à condição desejada de todas as políticas de preço disponíveis na plataforma. Assim, esse método de pagamento não ficará mais disponível.
Trabalho apenas com condições de boleto faturado. Sendo assim, é necessário realizar o envio do preço DFL?
Sim! É obrigatório o envio do preço DFL para todos os produtos, ainda que o distribuidor não vá trabalhar com os métodos de pagamento à vista. Caso o preço desta condição não seja enviada, o produto não ficará disponível na loja.
Quais são as condições de pagamento que não são necessárias para o envio dos preços?
Algumas condições de pagamentos não precisam ser enviadas o preço pois a plataforma automaticamente utiliza o preço DFL já enviado para elas. São: Boleto Antecipado (BILL), PIX, Vale Troca (COUPON) e Cartão de Crédito (CREDIT CARD).
Lembrando que para a condição de Cartão de Crédito a plataforma gera automaticamente o valor sob o preço DFL e a taxa de cartão específica de cada loja.
Realizei o envio dos preços para as condições de pagamento que trabalho porém não estão todas visíveis na plataforma. Como proceder?
Neste caso pode ocorrer da condição de pagamento ainda não estar habilitada para o distribuidor na plataforma. Sendo assim é necessário a abertura de um chamado para a equipe de NRP solicitando a ativação.
A plataforma automaticamente realiza o cálculo dos impostos e acrescenta nos preços dos produtos?
Não! O distribuidor deve efetuar o envio dos preços embutidos com todos os cálculos de impostos necessários para o determinado produto.
Utilizamos o mesmo preço para todas as condições de pagamento. Como o envio deve ser feito para a plataforma?
Neste caso o distribuidor deve enviar o mesmo preço para todas as condições de pagamento que irá trabalhar para assim todos fiquem disponíveis na loja.
Alguns de meus clientes não estão visualizando os preços corretamente de acordo com a tabela enviada para eles. Como proceder?
Nesses casos recomendamos que o distribuidor realize uma nova requisição incluindo o cliente na determinada política ou limpe o cache da página do cliente e tente efetuar o login novamente para validar os preços disponíveis.
É possível ter uma política de preço por cliente?
Essa é uma prática não recomendada! Pois, além de ser um processo que irá demandar muita manutenção ao seu lado, também poderá ocasionar problemas no envio de requisições. Suponhamos que você tenha 10.000 clientes, terá que enviar 10.000 requisições de política de preço e nesse envio será barrado por passar o limite de envio de requisições por hora.