Integração de Pedido
Conheça o fluxo do processamento na plataforma e tire suas dúvidas.
Refere-se a uma solicitação feita por um cliente para adquirir produtos ou serviços através de uma loja online. É o processo pelo qual um cliente seleciona os itens que deseja comprar, coloca-os em seu carrinho de compras virtual e, em seguida, completa o processo de compra ao fornecer informações de pagamento, endereço de entrega e outras informações relevantes.

Para resumir um pedido no e-commerce é o processo completo que vai desde a seleção de produtos até a entrega bem-sucedida desses produtos ao cliente, incluindo todas as etapas intermediárias de pagamento, processamento e entrega.

É importante ressaltar que terá a possibilidade de surgir pedidos contendo itens com valores promocionais e bonificações.
Pedidos com promoções
Promoções referem-se a estratégias de marketing usadas por empresas para oferecer descontos ou incentivos temporários aos consumidores, a fim de aumentar as vendas, atrair novos clientes ou fidelizar os existentes.

Essas promoções podem ser aplicadas de diversas formas, podendo ser atrelada por clientes, por sortimentos, ou por produtos. Nelas podem ser incorporadas condições de acordo com a finalidade de determinado desconto. (Ex: A promoção só vale para primeira compra na plataforma).

Na etapa da Operação Assistida será alinhado com a equipe comercial da loja junto com o distribuidor todas as promoções habilitadas atualmente na plataforma. Assim, o distribuidor poderá entender o funcionamento de cada uma e parametrizá-las em seu ERP de acordo com a sua regra de négocio.
Pedidos com bonificações (Kit Bonificado)
O termo "Kit Bonificado" no contexto do e-commerce refere-se a um tipo específico de oferta ou promoção em que um conjunto de produtos ou serviços relacionados é vendido como um pacote, muitas vezes com algum tipo de benefício adicional incluído.

Essa estratégia visa incentivar os clientes a comprar mais do que apenas um produto individual, proporcionando-lhes uma vantagem econômica ou algum tipo de valor agregado.

Esses kits geralmente são compostos por produtos complementares ou relacionados, de modo que a compra do kit seja mais vantajosa do que adquirir cada item separadamente. Isso pode estimular os consumidores a experimentarem produtos adicionais que normalmente não comprariam isoladamente.

Nesse caso um dos itens será bonificado, sendo faturado com o valor igual a zero na nota fiscal (Nota Bonificada) que é enviada para a plataforma.

O distribuidor também deve informar na nota o código do kitSkuId, que deve ser identificado no XML do pedido.

Vale ressaltar que um produto do tipo bonificado é identificado no pedido através da tag “skuType”. Podemos identificar quando o texto neste campo for igual a FFR, assim podemos saber quando o produto é bonificado ou não.
Boas práticas para o envio de requisições
Dúvidas Frequentes
Quais são as informações enviadas dentro da requisição de pedido?
Dentro da requisição do pedido temos as seguintes informações: Número do pedido, valor total do pedido, valor total de desconto caso tenha, todos os produtos selecionados junto ao seu preço de venda e quantidade selecionada.
Caso o produto tenha desconto para um dos produtos também será informado qual o valor descontado no preço do produto.
Além disso, é informado os dados do cliente, o endereço de entrega e o método de pagamento escolhido.
É possível que um pedido seja enviado primeiro antes que o cadastro do cliente integre no ERP do distribuidor?
Sim! Pela plataforma tratar as integrações em filas diferentes pode ser que a fila de cliente no momento em que o pedido foi realizado esteja mais sobrecarregada e com um tempo maior de processamento. Para minimizar esse empecilho, é enviado na requisição do pedido todos os dados necessários do cliente.
Neste caso recomendamos, caso seja possível, que o ERP esteja desenvolvido para receber essas informações e o pedido integre corretamente. Caso não, será necessário aguardar a integração do cliente para que o pedido integre realmente em seu ERP. Lembrando que a plataforma realiza o envio do pedido até 5 vezes, ainda que tenha obtido retorno de erro.
Como identificar uma promoção (desconto) aplicado em um produto na requisição de pedido?
No pedido enviado via plataforma são descritas as características e informações pertinentes ao desconto.
Exemplos:
Tag totalDiscountAmount - que informa o total de descontos que o pedido possui.
Tag promotionList - lista de informações pertinentes ao produto que está com promoção.
Assim como também pode ser verificado o nome da promoção, tipo de promoção, etc. Toda particularidade pertinente ao tipo de pedido sempre será enviado nos campos do XML. É essencial que o ERP esteja tratado para distinguir essas informações.
Como identificar a condição de pagamento escolhida para aquele pedido?
No final da requisição do pedido é identificado a tag paymentList onde será listado todas as condições de pagamento utilizadas naquele pedido. Geralmente o cliente opta por apenas uma condição de pagamento porém em alguns casos específicos a plataforma envia mais de uma condição. Nessas situações recomendamos que o ERP do distribuidor esteja preparado para receber essas informações.
Como funciona o Kit Bonificado?
O kit bonificado na plataforma funciona como um combo, onde uma quantidade N de produtos recebe bonificação. Pode ser um kit composto tanto por um único produto ou diversos produtos.
Exemplo: Compre 2 produtos X e Leve 4 produtos X ou Compre 3 produtos Y e Leve 1 produto X.
Como identifico a bonificação de itens dentro da uma requisição de pedido?
Produtos bonificados dentro da requisição de pedidos são identificados pela tag skuType que contém o valor FFR. Além disso, o preço de venda desses produtos, identificado na requisição com a tag salePrice. irá conter o valor 0.
É possível personalizar ou criar Kits Bonificados de acordo com as preferências dos clientes?
A criação dos Kits Bonificados acontecem de acordo com as regras de negócio entre a equipe comercial e a indústria. Caso o distribuidor queira disponibilizar um Kit dentro da plataforma o mesmo deve verificar essa questão com a indústria responsável e também a possibilidade com a equipe de NRP.
Quais são as trackings obrigatórias de envio que fecham o ciclo de um pedido?
As trackings que fecham o ciclo de um pedido são: ENT que se refere a entrega concluída e a tracking CAN que se refere ao cancelamento do pedido. Lembrando que após o recebimento desses trackings a plataforma desconsidera qualquer outro status de pedido enviado posteriormente.
Como são tratados os casos de falhas ou erros na integração dos pedidos entre a plataforma e o ERP do distribuidor?
Caso haja alguma falha no envio do pedido (Por conta de erro no web service do distribuidor) ele é enfileirado para futuras tentativas. Após cinco tentativas falhas de integração o pedido automaticamente cai em um alarme para que passe por análise manual.
O pedido foi faturado, porém não foi entregue ou o cliente devolveu. Como proceder?
Os pedidos devem receber o envio da tracking de cancelamento, mesmo que tenha sido efetuado anteriormente. Após isso, o cliente fará contato com o SAC e a IFC irá efetuar o reembolso do valor do pedido.
Quais são as informações de rastreamento e acompanhamento dos pedidos que são transmitidas na integração?
As informações de acompanhamento do pedido são atualizadas para o cliente de acordo com as trackings enviadas pelo distribuidor. Uma vez integradas, são atualizadas na plataforma e visíveis para o cliente em sua aba de pedidos.