Integração de Trackings
Conheça o fluxo do processamento na plataforma e tire suas dúvidas.
O status de pedidos (Trackings) refere-se ao estado ou etapa em que um pedido comercial se encontra durante todo o processo de compra e venda entre empresas. Esse status é usado para acompanhar e comunicar o progresso do pedido desde o momento em que é colocado até a sua conclusão.

Segue as trackings que esperamos serem enviadas para a plataforma:

(OPCIONAL) WMS - Separação e embalagem: Esse status deve ser enviado para plataforma quando o produto entrar em separação e embalagem.

(OBRIGATÓRIA) NFS - Nota fiscal emitida: Nesta tracking devem ser informados todos os SKUs que constam no pedido, bem como outras informações como: valor unitário, valor promocional (caso algum SKU contenha promoção aplicada a ele), numeração do Kit (caso o pedido contenha um Kit Bonificado), entre outros.
A NFS trata-se de uma tracking obrigatória para os pedidos que seguirão o fluxo de vida.

(OBRIGATÓRIA) FAT - Finalização de faturamento: Essa tracking indica o encerramento do faturamento, uma vez que ela é enviada, não será integrada mais nenhuma nota fiscal. Recomendamos que o distribuidor envie depois de alguns minutos após a NFS para evitar algum erro de integração (Pois um pedido com a tracking FAT precisa ter uma NFS). Todo pedido que seguir com o fluxo de vida completo, deve conter NFS e FAT, para não ocorrer falha nos repasses enviados para o distribuidor.

(OPCIONAL) ETR - Entrega em andamento: Indica que a entrega está em andamento, deve ser utilizada somente para casos em que o distribuidor disponibilize informações de rastreio da entrega.

(OBRIGATÓRIO) ENT - Entrega concluída: Essa tracking indica que o pedido foi entregue.

(OBRIGATÓRIO) CAN - Cancelamento do pedido: deverá ser utilizado em casos de cancelamento do pedido. Pode ser cancelado até a etapa de ETR, após o ENT não será mais possível cancelar um pedido.

Observações sobre a tracking CAN:

1 - Tracking CAN não possui ordenação e pode ser enviada a qualquer momento pelo distribuidor.
2 - Pedidos pagos através de meio de pagamento à vista serão debitados na conta gráfica do distribuidor, mas só após a tracking ser integrada.
3 - O não envio da tracking em casos necessários, aumenta o contato do cliente com o SAC.
4 - Após o envio da Tracking não é possível integrar NFS e nem FAT, pois o ciclo do pedido está finalizado
5 - Não há possibilidade de remover a tracking CAN e nem realizar o envio de cancelamento manual pela plataforma.
Processo de devolução
Os pedidos que foram faturados mas não foram entregues ou que o cliente devolveu no ato da entrega, devem receber o envio da tracking de CAN, mesmo que tenham sido faturados anteriormente.

Segue o passo a passo do processo de devolução:

1 - O Distribuidor deve enviar a Tracking de cancelamento, sinalizando que o pedido foi ou não será entregue.
2 - Cliente entra em contato com o SAC para iniciar a solicitação de reembolso dos valores que houveram o pagamento efetivado com o meio de pagamento a vista.
3 - A Infracommerce realiza o reembolso para o cliente. Onde o cliente pode optar pelo estorno em conta ou a geração de um vale troca com o valor do pedido.

Para pedidos com método boleto faturado a plataforma ainda precisa receber a tracking CAN, porém todo o processo de reembolso deve ser tratado diretamente com o distribuidor.
Boas práticas para o envio de requisições
Dúvidas frequentes
Como funciona o faturamento parcial dentro da plataforma?
O faturamento parcial pode ocorrer quando o cliente solicita a quantidade de um produto no pedido que não está disponível em estoque. Neste caso o distribuidor irá realizar o faturamento podendo realizar tanto um corte parcial ou total em um dos produtos.

Exemplo: Um pedido foi realizado com 10 unidades de um produto, porém, o distribuidor possui apenas 9 unidades em seu estoque, para não perder essa venda é possível faturar os 9 itens para o consumidor.

O envio da nota fiscal (NFS) para a plataforma deve constar 9 itens faturados.
Quais são as trackings obrigatórias de envio que fecham o ciclo de um pedido?
As trackings que fecham o ciclo de um pedido são: ENT que se refere a entrega concluída e a tracking CAN que se refere ao cancelamento do pedido. Lembrando que após o recebimento desses trackings a plataforma desconsidera qualquer outro status de pedido enviado posteriormente.
Como realizo o faturamento para pedidos que contém bonificação (Kit Bonificado)?
O distribuidor pode realizar o envio de duas formas:

1 - Enviar duas notas fiscais (NFS), uma contendo os produtos que foram cobrados normalmente tendo o seu valor de venda e a tag kitSkuId sendo informada e outra nota fiscal contendo os itens bonificados onde o seu valor de venda será 0 e a tag kitSkuId também é informada no produto.

2 - Enviar uma única nota fiscal (NFS) contendo nela os produtos cobrados e bonificados contendo a tag kitSkuId

Vale ressaltar que todos os produtos bonificados obrigatoriamente precisam conter o seu valor de venda 0 na nota fiscal.
É possível faturar com produto do tipo unidade um pedido feito com produto de múltiplo caixa?
Não. Produtos em unidade e caixa são gerenciados de forma distinta na plataforma, portanto o envio da nota fiscal deve ser realizado com a mesma SKU informada no pedido. (Se for unitário, faturar o unitário. Se for caixa, faturar a caixa). Caso esses ítens não estejam em conformidade, haverá divergências em repasses e ruptura do pedido.
É possível enviar uma mesma tracking NFS mais de uma vez?
Não! A plataforma identifica uma NFS de acordo com a sua chave informada e uma vez enviada ela não poderá ser substituída por outra posteriormente. Lembrando que nesse caso estamos falando de uma mesma NFS sendo reenviada. Ainda assim, um pedido pode ter N notas fiscais desde que a chave delas seja diferente.
É possível efetuar o faturamento de um pedido após o cancelamento dele?
Não! Após o cancelamento do pedido, o ciclo dele é encerrado. O ideal nesses casos é a geração de um novo pedido pelo cliente.
É possível efetuar o faturamento do um pedido com método a vista antes de receber o pagamento?
Recomendamos que o distribuidor fature os pedidos à vista somente se receber a confirmação de pagamento pela plataforma! Apenas pedidos com método de boleto faturado podem ser faturados antes da confirmação de pagamento de acordo com a regra de negócio do distribuidor, uma vez que o mesmo faz todo o gerenciamento para esses pedidos.
Qual a média de tempo entre o envio de trackings?
Recomendamos que o ERP do distribuidor demore alguns minutos entre o envio das trackings NFS e FAT. Pois uma vez que a FAT é integrada, não serão mais aceitas NFS. Já as demais podem ser enviadas juntas desde que sejam enviadas na ordem correta do fluxo de status de pedido.
Um pedido pode receber mais de uma tracking NFS?
Sim! Cada NFS só pode ter UM pedido, mas um pedido pode ter N notas fiscais, seja por uma nota bonificada, uma nota de venda ou um faturamento dividido em algumas notas. Sendo assim, ao faturar um pedido com mais de uma nota fiscal, será necessário gerar uma chave para cada nota e enviar todas as notas e chaves que estão relacionadas a esse pedido.
É possível efetuar o envio de uma tracking NFS após o envio da tracking FAT?
Não! Todas as trackings de Nota Fiscal devem ser enviadas obrigatoriamente antes da tracking de Faturamento Concluído. Caso seja enviado depois, as mesmas não serão integradas pela plataforma, retornando erro de envio.