Processo de Integração de Sellers
Conheça todas as etapas de implementação dos distribuidores e tire suas dúvidas.
A Integração de sellers B2B é o processo que perpassa as etapas necessárias à integração de um novo distribuidor na plataforma Infrashop. A etapa de testes, especificamente, envolve o processo de validação das integrações de estoque, preço, cliente, status, pedidos, pagamentos e trackings, garantindo a integridade de dados e consistência das integrações.

O fluxo de testes é dividido em duas etapas: Homologação (HCP) e Produção (PRD). Por padrão, antes do início das integrações, a equipe responsável pelo projeto realiza uma reunião apresentando todo o fluxo de integração junto com os prazos esperados, rituais de comunicação e demais alinhamentos caso necessário.

Este time também é responsável por consolidar com o distribuidor todas as premissas e pré-requisitos necessários para a implementação do distribuidor dentro da nossa plataforma, e posteriormente, executar os devidos testes.
Acompanhamento
Os testes são feitos sempre em conjunto, Distribuidor - Infracommerce, e durante toda a etapa de Rollout o distribuidor terá um analista disponível via Chat (Ferramenta de Google) durante todo horário comercial, de segunda a sexta feira.

E nesse período serão realizados os cenários apontados pelo analista, assim como também podem ser solucionadas dúvidas do processo. Ao final do dia o analista responsável pelo projeto enviará uma planilha contendo todos os testes referente ao projeto e com os status de cada cenário atualizado. Terá também no grupo o PMO do projeto para apoiar em qualquer eventualidade.

Caso ocorra que o Analista Infracommerce, responsável pelo projeto, não esteja disponível, será alocado outro analista para auxiliar e dar continuidade aos testes. Durante toda a fase de testes, desde as validações iniciais até a operação assistida (Go Live), sempre terá um analista para acompanhar o processo.

A infracommerce sempre se compromete com a excelência no atendimento de nossos distribuidores. Após o término dos testes em homologação, são solicitadas as informações necessárias aos testes no ambiente de produção.
Preenchimento Ficha Cadastral
No início do projeto será solicitado que nos envie as informações necessárias para que possamos seguir com o projeto. É de extrema importância que essas premissas sejam enviadas pois é com base nelas que iniciamos os testes e damos seguimento ao projeto.

Precisamos que seja enviado os seguintes dados:

Dados Cadastrais - Dados da empresa cadastrados na receita como CNPJ e endereço.

Métodos de pagamento que serão utilizados - O distribuidor deve informar todos as condições de pagamento que ficarão disponível para o cliente na hora da compra.

Valor pedido mínimo - Deve ser informado também qual será o valor mínimo permitido para a realização de compras na plataforma.

Faixas de CEP e Prazo de Entrega - Será informado via planilha todos os range inicial e final de cada CEP que o distribuidor trabalha/comercializa. Além disso, para cada faixa deve ser preenchido seu prazo de entrega.

Os dados serão preenchidos logo na etapa de Inicialização do projeto. Será disponibilizado o formulário para preenchimento das informações.
Rituais de Comunicação
Utilizamos como principal ferramenta de comunicação nos nossos testes o Google Chat, para que seja possível a inclusão do distribuidor no grupo de integração do Rollout é necessário que o distribuidor e seus analistas possuam uma conta de e-mail vinculada ao Google.

Caso o distribuidor não possua uma conta Google, ele poderá converter a conta de e-mail empresarial, em uma conta google. Segue o passo a passo:

1 - Para efetuar a conversão de sua conta empresarial em uma google, será necessário que você efetue o processo de criação de conta. Para isso, acesse a pagina do Google e clique no botão Fazer Login, localizado no canto superior direito.

2 - Ao acessar a página de login, deverá acessar a opção: Criar Conta E em seguida selecionar a opção: Para Mim

3 - Na página seguinte, o responsável poderá efetuar a criação de uma nova conta Google, caso deseja e poderá também, utilizar sua conta de e-mail.

4 - Após informar todos os dados para criação da conta, basta clicar no botão Próxima, e será enviado um e-mail de verificação de conta Google.

5 - Ao receber o e-mail de verificação do Google, basta confirmar o recebimento do código e retornar a página de criação de conta Google.

6 - Após confirmar o recebimento do código de verificação em seu e-mail, informe o código do campo Inserir código, e clique no botão Verificar.

7 - Na página seguinte, o Google irá solicitar a criação de algumas informações, para a conclusão do cadastro. Após efetuar o preenchimento, clique no botão Próxima e depois só acessar o site do Google Chat
Etapas do Projeto
Homologação
Testes Pré-Rollout
Nessa fase é testado o fundamental do processo para que o distribuidor possa inicialmente deixar funcional o essencial. Os cenários são divididos em:

Envio de estoque, política de preço, integração de cliente, integração limite de crédito e atualização, integração de pedido e faturamento, validação retorno de pedido duplicado, atualização de status de cliente e atualização de cadastro de cliente.
Testes de Pedido Política Default + Pagamento + Trackings
Na etapa de pedido será testado as integrações mais aprofundadas, efetuando o fluxo completo de um pedido dentro da plataforma. Será validado o recebimento do pedido dentro do ERP, o envio de pagamento e o faturamento do pedido, assim como o cancelamento do mesmo também.

Os cenários são divididos em: fluxo de devolução, pedidos com promoções e bonificações, faturamento completo e parcial, confirmação de pagamento e cancelamento de pedidos.
Testes de Pedido Política Cluster + Pagamento + Cancelamento
Na segunda etapa de pedido será testado além da integração deles com diversos métodos de pagamento, o envio de preços clusterizados, atualização de preços e inclusão de CNPJ's em diversas políticas de preço.

Os cenários são divididos em: envio e atualização dos preços, movimentação de CNPJ's em novas políticas de preço, pedidos pagos com PIX, Vale Troca e com mais de um método de pagamento.
Testes de Novas Melhorias
Essa etapa é exclusiva para a realização de testes das melhorias implementadas dentro da nossa plataforma. As melhorias são exclusivas de cada loja e deve ser verificado comercialmente a implementação delas.

As validações dependem de acordo com o que foi contratado comercialmente e alinhado junto a equipe responsável pelo acompanhamento do projeto.
Finalização projeto: Virada Produção
Na etapa final de homologação é iniciada as configurações finais do Distribuidor em ambiente de produção. Será efetuado o envio da carga total de estoque e preço para os produtos que serão comercializados.

Além disso iremos realizar o envio da base de clientes que atendem a faixa de CEP do distribuidor e caso necessário algumas validações de status de cliente, limite de crédito e pedido.
Dúvidas Frequentes
Quais os responsáveis recomendados para comparecer na reunião de Kick-Off?
Recomendamos ao distribuidor que seja incluído na reunião um membro da equipe comercial e um membro da equipe de desenvolvimento para que ambos possam entender sobre o processo e quais são os próximos passos.
Quais os responsáveis recomendados para realizar os testes de integração junto ao analista IFC?
Recomendamos tanto um membro de desenvolvimento para auxiliar nos possíveis cenários específicos da integração que dependem de ajustes no ERP, quanto um membro da equipe comercial e da equipe financeira para que possa realizar os demais processos como: liberação de status, limite de crédito, faturamento de pedidos, etc.
Qual a diferença entre seguir com o desenvolvimento próprio e seguir com a integradora IFC?
Caso o distribuidor opte por seguir com o desenvolvimento próprio, ele ficará responsável por todo o desenvolvimento necessário para a comunicação efetiva entre o seu ERP e a plataforma IFC.
Caso ele escolha seguir com a integradora IFC, ficará com ela o papel de realizar a comunicação entre o ERP do distribuidor e a plataforma IFC. Neste caso o distribuidor irá liberar acessos e informar os dados necessários para a integração efetiva entre todas as pontas.
Quais são os pontos focais para tirar dúvidas comerciais e dúvidas referentes à integração?
Para dúvidas comerciais, o distribuidor deve contatar o analista ou gerente do projeto responsável que estará disponível nos canais de atendimento informados.
Para dúvidas de integração, o distribuidor deve contatar o analista de testes responsável pelo projeto que estará disponível no Google Chat.
Caso o distribuidor não tenha conhecimento desses colaboradores, pode enviar sua dúvida no Chat disponível do projeto. Assim ele será direcionado para a pessoa responsável.
É possível utilizar outra ferramenta de comunicação no processo de integração?
Infelizmente, não! Na inicialização do projeto o analista responsável irá informar as ferramentas disponíveis e seguiremos apenas com elas durante toda a integração.
Não possuo ambiente de testes para seguir com a homologação do projeto. Como prosseguir?
Recomendados que o distribuidor utilize um ambiente de testes para a integração pois iremos validar cenários que podem afetar o ambiente de produção caso sejam testados por lá.
Ainda assim, caso o distribuidor esteja ciente dos riscos e opte por seguir com o ambiente de produção, não haverá impeditivos.
Não possuo certificado digital instalado nos endpoints de testes, apenas de produção. Podemos seguir com a homologação desta forma?
Infelizmente, não! Por questão de segurança, solicitamos a instalação do certificado para todos os endpoints que serão utilizados do distribuidor junto a plataforma.
Quais as ferramentas utilizadas na validação dos endpoints?
O analista de testes responsável por essa etapa irá utilizar a ferramenta de testes de API SoapUI em sua máquina. O objetivo desta validação é verificar se o retorno dos endpoints do distribuidor está de acordo com o descrito no manual.
Meu ERP possui bloqueio de IP. Como prosseguir com a integração?
Neste caso o analista de testes responsável irá informar todos os IP’s necessários para a integração na plataforma. Assim o distribuidor poderá solicitar desbloqueio à sua equipe responsável.
Posso seguir com as mesmas credenciais utilizadas em homologação para o ambiente de produção?
Não é possível. Por questões de segurança solicitamos a atualização das credenciais para que não haja conflito de informação entre os ambientes da IFC disponibilizados na integração.
Caso opte por não realizar um dos cenários presentes no escopo de testes. Como prosseguir?
Caso o distribuidor não veja necessidade na realização de um dos cenários por não fazer parte da sua regra de negócio solicitamos o envio de um e-mail formalizando seu pedido e explicando o motivo da não realização.
Como obter o status do projeto com os cenários já realizados e pendentes?
No final do dia, o analista de testes responsável do projeto disponibilizará uma planilha com todos os cenários pendentes e concluídos, junto da sua descrição. Caso o distribuidor precise em um horário específico do dia, só contatar o analista no Chat do projeto!
Quem devo contatar para obter informações sobre prazos para a conclusão das fases do projeto?
O analista ou gerente responsável do projeto contém o cronograma atualizado com todas as datas previstas. Caso seja necessário, pode solicitar o envio pelo mesmo no Chat ou solicitar uma reunião de alinhamento!
Como é realizado o preenchimento da ficha cadastral?
No final da reunião do Kick-Off, o analista ou gerente do projeto irá disponibilizar o link de um formulário para o preenchimento de todos os dados necessários para a integração.
Possuo diversos valores mínimos para os pedidos de acordo com a regra de negócio habilitada para meus clientes. É possível informar todas elas para configuração na plataforma?
Infelizmente, não! A plataforma recebe apenas um valor mínimo para o pedido, que ficará disponível para todos os clientes que se cadastrem na plataforma. Neste caso, o distribuidor deve escolher qual o valor fixo para todos os clientes.
Como devo preencher a planilha de Faixas de CEP?
No formulário disponibilizado para o preenchimento das informações temos o modelo que deve ser preenchido via planilha. O distribuidor deve informar o range inicial e final de cada faixa de CEP, junto do prazo de entrega para aquela região informada.
O que deve ser considerado no preenchimento do Prazo de Entrega?
Deve ser considerado quanto tempo o distribuidor leva para realizar a entrega para determinada região. Lembrando que a plataforma recebe essa informação em dias e tempo mínimo é de 1 dia.
Trabalhamos com diversos métodos de boleto faturado em nossa distribuidora. Todos estão disponíveis na plataforma?
O distribuidor poderá trabalhar com quantos métodos de boleto faturado ele quiser. Caso já não tenha a condição cadastrada na plataforma, é solicitado o cadastro para a equipe responsável. Lembrando que todos os métodos de pagamento devem ser informados no formulário da ficha cadastral.
É possível que eu atribua valor de frete para cada região que for gerado o pedido?
Infelizmente não! Até o momento não temos essa funcionalidade de atrelar valores de frete por pedido, o que indicamos é que esse valor seja embutido no valor do produto, assim você pode dividir os valores por Políticas de preços atrelados a diversas regiões.
Tenho clientes que atendo de forma particular. Como inicio o atendimento deles pela plataforma?
Nesse caso deve-se verificar se o cliente em questão já está cadastrado na plataforma.
Caso o mesmo já tenha cadastro na plataforma, ele será enviado para seu ERP com os dados cadastrados por ele. Recebendo o cliente, basta atualizar o seu status e limite de crédito para que ele possa efetuar pedidos na loja.
Caso o cliente não esteja cadastrado em nosso ambiente, deverá seguir com o fluxo de cadastro pelo site e ele será enviado para seu ERP, recebendo status e limite de crédito o cliente já estará apto a efetuar compras também!