Integração de Status de Cliente
Conheça o fluxo do processamento na plataforma e tire suas dúvidas.
O Status de cliente refere-se à posição, classificação ou condição de um cliente em relação a uma empresa, organização ou sistema. Esse status geralmente é atribuído com base em diferentes critérios, como o relacionamento do cliente com a empresa, histórico de compras, frequência de interações, nível de engajamento, valor financeiro e outros fatores relevantes.

Em nossa plataforma trabalhamos com 3 status PEN, APV e RPV:

PEN - Cliente Pré Aprovado, esse status é o inicial de todo cliente integrado na plataforma, nessa categoria o cliente pode efetuar pedidos com os meios de pagamento gerenciados pela Infracommerce, tais como PIX, Cartão de crédito e Boleto antecipado.

APV - Cliente Aprovado esse status é o que torna o cliente 100% ativo, com esse status o cliente poderá fazer qualquer compra que esteja atrelado a política de preço dele e ao seu valor de limite de crédito.

RPV - Cliente Reprovado, com esse status o cliente sem permissão para efetuar nenhum tipo de comprar em nossa plataforma, esse status indica que o cliente está inadequado para efetuar qualquer tipo de compra e nem ao menos ver os preços que estão atrelados a ele.
Boas práticas para o envio de requisições
Dúvidas Frequentes
Como impossibilitar um cliente de efetuar compras no site?
Para isso, é necessário enviar status RPV(Reprovado) ao cliente. Dessa forma ele não conseguirá efetuar compras com nenhum método de pagamento.
Como fazer com que os clientes voltem a comprar na plataforma após envio de status RPV?
Para que seja possível efetuar compras novamente, os clientes devem receber status APV(Aprovado). Com isso, os produtos ficarão disponíveis novamente.
Os clientes atualmente logo que se cadastram tem o status PEN mas gostaria de possibilitar a compra para os mesmos após análise interna da empresa. Como proceder?
Podemos desabilitar essa opção na etapa de integração ou após o Go-live do distribuidor via chamado para o time de NRP. Neste caso, a partir da desabilitação, os clientes só poderão efetuar compras após o envio de status de cliente aprovado.
Quando o cliente possui status PEN quais são os métodos de pagamento disponíveis para compra?
O cliente poderá efetuar apenas pedidos com as condições de pagamento à vista, onde o processamento é responsável pela IFC.
O cliente consegue efetuar pedidos com a condição de pagamento boleto faturado tendo apenas status APV?
Não! Lembrando que o cliente precisa obrigatoriamente possuir limite de crédito na plataforma para realizar pedidos com o método boleto faturado.
Quais são os critérios que devo utilizar para determinar o status RPV para um cliente?
Isso vai depender da regra de negócio de cada distribuidor, mas recomendamos o envio de status RPV para todos os clientes que não são confiáveis e que não devem efetuar compras na plataforma.
Como um cliente pode verificar seu status atual na plataforma?
Caso o cliente tenha status PEN ou APV, os produtos estarão disponíveis para adicionar no carrinho. Já com o status RPV, ao visualizar os produtos, o cliente terá a seguinte mensagem: “Seu cadastro não foi aprovado para este sortimento” e consequentemente não irá conseguir selecionar o produto para o carrinho.
Quais são as opções disponíveis para um cliente com o status "RPV" resolver sua situação e voltar a fazer compras na plataforma?
O cliente poderá entrar em contato com o SAC para poder verificar a questão do seu status RPV. Será validado internamente com o distribuidor e caso o status esteja incorreto, será solicitado um novo envio de status e atualizado na plataforma.
Quais são as políticas de devolução e reembolso para clientes com diferentes status?
O processo segue o mesmo para todos os clientes cadastrados na plataforma independente do seu status atual para determinado distribuidor.