Integração de Pagamento
Conheça o fluxo do processamento na plataforma e tire suas dúvidas.
Refere-se a uma transação financeira em que uma empresa paga a outra empresa por produtos fornecidos. Essas transações ocorrem entre duas empresas como parte das suas operações comerciais regulares.

A integração de pagamento, tem como objetivo informar ao distribuidor se os pedidos integrados em seu ERP houveram pagamento aprovado ou reprovado, para que assim, o ciclo de vida dos pedidos evoluam para as trackings (status atual do pedido). A integração de pagamento se aplica somente para pedidos cujo o meio de pagamento é gerenciado pela Infracommerce, sendo eles: Boleto antecipado, Cartão de crédito, PIX e Vale Troca.

Vale ressaltar que os pedidos cujo gerenciamento do pagamento é feito por responsabilidade do distribuidor (Pedidos realizados com a forma de pagamento em boleto faturado) não recebem da plataforma confirmações de pagamento, pois é responsabilidade do distribuidor em decidir seguir ou não com o pedido, esses pedidos uma vez que recebidos já devem ser tratados no fluxo de trackings (Aprovando ou não o pedido).
Boas práticas para o envio de requisições
Dúvidas Frequentes
Quais são os tipos de meios de pagamento que temos atualmente na plataforma?
Atualmente temos em nossa plataforma 5 diferentes tipos de pagamento.

Boleto antecipado: Quando o cliente opta por gerar um boleto a vista, gerado e gerenciado direto pela plataforma na qual o cliente efetua o pagamento do boleto e assim que compensar enviamos a confirmação através do Endpoint de pagamento. (Enviado na requisição de pedido como “BILL”).

Cartão de crédito: Esse meio de pagamento é gerenciado pela plataforma e aplicado uma taxa diretamente em cima do Valor DFL (valor da taxa definida em contrato) enviado na integração de Preço, e assim que a compra for aprovada enviamos a confirmação através do Endpoint de pagamento. (Enviado na requisição de pedido como “CREDIT_CARD”).

PIX: Quando o cliente opta por efetuar o pagamento via transferência PIX, meio de pagamento gerenciado pela plataforma e assim que a transferência for confirmada enviamos a confirmação através do Endpoint de pagamento. (Enviado na requisição de pedido como “PIX”).

Boleto faturado: Esse meio de pagamento é gerenciado pelo Distribuidor, portanto prazos de boletos e flexibilidade deles é definido pelo Distribuidor, para que o cliente opte por esse meio de pagamento é necessário que tenha um valor disponível como Limite de Crédito, assim quando efetuar um pedido o valor será consumido de seu limite de crédito disponível. (Enviado na requisição de pedido como “CRL-Prazo escolhido” EX. para boleto 7 dias “CRL-7” para boleto 21 dias “CRL-21”).

Vale-troca: Esse meio de pagamento é gerado quando o cliente efetua uma compra e efetua o pagamento porém por algum motivo a compra foi cancelada ou faturada parcialmente, nesse caso o cliente entrará em contato com o SAC e pode solicitar o reembolso como “Vale-troca”, esse meio de pagamento pode ser mesclado com os meios de pagamentos gerenciados pela Infracommerce Boleto antecipado ou Cartão de Crédito, exceto PIX. (Enviado na requisição de pedido como “COUPON”)
Não quero mais trabalhar com algumas condições de pagamento à vista. Como proceder?
Neste caso é necessário a abertura de um chamado para o time de NRP solicitando a inabilitação da condição de preço desejada. Lembrando que para as condições de boleto faturado o distribuidor pode apenas enviar o preço 0 para o meio de pagamento.
Porque não há todas as formas de pagamento disponíveis no site?
Para disponibilidade na plataforma, é necessário o envio do preço ao produto para o método de pagamento desejado. Caso ainda assim a condição não esteja disponível, contate o nosso time de NRP para a ativação dela ou verificação do ocorrido.
Quais são as formas de pagamento que não recebem confirmações de pagamento da plataforma?
As condições de pagamento que não recebem confirmação de pagamento da plataforma são as que o responsável pelo gerenciamento é o distribuidor (Pedidos pagos com Boleto Faturado).
Qual é o prazo para o envio da confirmação de pagamento pela plataforma?
A confirmação de pagamento é enviada em até 8 dias corridos em exceção a pedidos efetuados com o método de pagamento PIX, que podem receber a confirmação em até 1 dia corrido.
Qual é o prazo para o cliente realizar o pagamento do pedido com Boleto Antecipado?
O prazo de pagamento para esta condição é de 3 dias úteis a partir da emissão do boleto enviado por e-mail ao cliente.
Quais são as informações enviadas na requisição de pagamento?
É enviado na requisição de pagamento o número do pedido realizado, o valor total do pedido e o status do pagamento, sendo AP para pagamento Aprovado e RP para pagamento Reprovado.
Como a plataforma gerencia os reembolsos ou estornos de pagamento na plataforma?
Recebendo o cancelamento do pedido, o cliente deve entrar em contato com o SAC solicitando o reembolso, onde ele poderá receber o débito/estorno em conta ao receber um vale-troca com o valor do pedido cancelado. Lembrando que esta opção só é disponível para os métodos de pagamento a vista gerenciados pela IFC.
Quais são as opções de parcelamento disponíveis na plataforma para pedidos com condição de pagamento Cartão de Crédito?
O cliente pode optar por pagar o pedido com Cartão de Crédito mas a plataforma não possibilita o parcelamento do pedido. Sendo assim, ele só pode fazer o pedido em até 1x no cartão sem juros.
É gerado um custo para o distribuidor ao optar por trabalhar com os métodos de à vista?
O custo depende das regras de negócio de cada indústria. Neste caso todos os custos e demais particularidades são tratadas diretamente com a equipe responsável no início da integração do distribuidor ou caso ele opte por trabalhar com algumas das condições posteriormente.